sexta-feira, 19 de março de 2010

Arquitetura ecológica e sustentável


Arquitetura ecológica e sustentável é um conceito que reúne não apenas aspectos ambientais, mas também sociais e econômicos. Erguer construções que utilizem, de maneira eficiente, os recursos naturais como aliados de quem vai morar ou trabalhar nelas e, ao mesmo tempo, poupar energia e água é um desafio urgente para arquitetos e engenheiros.

As características de um edifício sustentável, ou green building, incluem também aproveitamento de construções já existentes e de material de demolição, preservação e restauração do ecossistema e da comunidade, além de projetos que visem manutenção e operação otimizadas. As prioridades passam ainda pela reciclagem da água da chuva, escolha de madeiras certificadas, utilização de softwares que calculam o corte inteligente de mármores, madeiras, etc., e estudo do microclima local, possibilitando a criação de um ambiente seguro, confortável e saudável.

“Uma construção sustentável começa, obrigatoriamente, por um planejamento integrado e cuidadoso de todos os envolvidos na obra: arquitetos, engenheiros, mestres-de-obras e paisagistas”, explica Alexandra Lichtenberg, arquiteta do projeto-modelo Ecohouse Urca, no Rio de Janeiro, uma casa reformada para “testar, na prática, a viabilidade de se construir uma residência projetada para reduzir a demanda de energia elétrica e de consumo de água potável ao mínimo, mas conservando e até aumentando os níveis de conforto de uma residência convencional”.

No Brasil, aos poucos, idéias ecologicamente corretas começam a ser introduzidas em algumas construções, mas a evolução tem sido lenta e na opinião de Alexandra, insatisfatória. “Na construção civil brasileira ainda há uma forte cultura baseada em preços mais baixos e no lucro máximo”, lamenta. “É uma miopia muito grande, pois estamos consumindo nossos recursos naturais rapidamente e desperdiçamos demais. As construtoras preferem não gastar com um planejamento minucioso que poderia estimular soluções inteligentes que a longo prazo trariam benefícios tanto econômicos quanto para o meio ambiente”.

Fonte: site dicasautore.com.br

Nenhum comentário: