quinta-feira, 18 de março de 2010

Localização, segurança e infraestrutura são determinantes



A avaliação de um imóvel para compra ou venda vai muito além do tamanho, padrão ou estado de conservação. Fatores externos como localização, posição em relação ao sol, e condomínio contribuem em até 20%, no preço final, informam corretores de imóveis.

“Esta é a nossa principal dificuldade com os proprietários que pretendem vender um imóvel”, comenta a corretora especialista em avaliações, Dagmar Pimentel. Ela explica que quem procura um imóvel seja para comprar ou alugar não está em busca exclusivamente do que vai encontrar da porta para dentro, mas da qualidade de vida que aquela casa ou apartamento podem lhe proporcionar. “O que nós avaliamos é este conjunto”, explica.

O vice-presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-BA) Bahia, José Alberto Vasconcelos, costuma dizer que a localização está em primeiro, segundo e terceiro lugares na lista de prioridades. “A avaliação se torna um aspecto relativo, porque costumamos usar o fator de comparação com imóveis negociados na mesma região”.

Avaliação O corretor Marcos Vasconcelos destacou quais fatores contribuem para a valorização ou depreciação do imóvel. “A posição em relação ao sol, por exemplo, pode pesar em até 20% ao compor o preço final”, disse. O primeiro aspecto a ser observado é o bairro e a rua. São avaliados aspectos como infraestrutura, oferta de serviços e segurança. “Não adianta estar em um bairro nobre e próximo a uma área violenta”, comenta. O condomínio é o segundo fator a ser observado na avaliação.

Equipamentos de lazer, como piscina, número de vagas na garagem, conservação dos elevadores e áreas comuns são observados. Mas é o valor da taxa de condomínio o item de maior impacto sobre a avaliação de um imóvel. “Um prédio com um apartamento por andar, sempre tem altas taxas de condomínio e isso dificulta na venda”, explica o corretor.

Uma vez no imóvel, metragem, número de quartos e reparos a serem feitos são observados. É preciso atenção, para o barulho da rua e privacidade.

Texto: Tais Rocha

Nenhum comentário: