terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dicas para uma mudança segura



Vai mudar de casa? Parabéns, mas fique ciente de que há uma série de cuidados e providências que precisam ser levados em consideração para que não haja nenhum problema. O Procon fornece algumas dicas para que você possa se preparar melhor:
- Faça uma pesquisa detalhada no mercado, procurando referências, e verifique se a empresa escolhida não registra reclamações no Procom
- Peça um orçamento prévio, discriminando os serviços e valores a serem cobrados. Embora o Código de Defesa do Consumidor garanta esse direito do consumidor, algumas empresas podem querer cobrar uma taxa pelo documento.
- Verifique se há necessidade de desmontar algum móvel para o transporte, se a empresa realiza esse tipo de serviço e se ele consta do orçamento inicial. Também confirme se a empresa realiza a remontagem no novo endereço, e qual o prazo para isso.
- No caso de objetos de arte, como quadros e esculturas, contrate um seguro específico, e dê preferências às empresas especializadas no transporte desse tipo de objeto.
- Escolhida a empresa, exija um contrato por escrito, em que constem razão social do fornecedor, endereço, CNPJ, dados pessoais do contratante, local, data e horário da retirada e da entrega, valor do serviço, condições de pagamento e eventuais condições específicas acertadas verbalmente.
- Defina a data da mudança, verificando no regulamento interno do condomínio os dias e horários permitidos (isso vale tanto para o imóvel do qual você está saindo quanto para o qual está se mudando). Verifique também se a data não coincide com evento na via pública, como feiras livres.
- O ideal é agendar o serviço com a empresa especializada com uma semana de antecedência, no caso de mudanças locais. Para transporte nacional, é recomendável antecedência de sete a dez dias.
- Em caso de mudanças de ou para prédios, meça com antecedência os móveis, as escadas e os elevadores. Será necessário prever, por exemplo, qual será o procedimento caso seja necessário içar um móvel.
- Defina o que vai ser transportado ao novo endereço e o que fica. Separe as peças que devem ficar na antiga casa e identifique-as. No dia anterior à mudança desligue geladeira, freezer, máquinas de lavar e de secar roupas e seque os aparelhos. Outros objetos como móveis, objetos e roupas devem ser mantidos em seus lugares, pois as empresas contratadas normalmente embalam todo tipo de peça.
- Guarde sempre cópia de toda a documentação e exija recibo de todos os pagamentos efetuados. Para maior segurança, transporte com você objetos como jóias, dinheiro, cheques e documentos.

Texto: Carlos Alberto Júlio Jr.

Nenhum comentário: