segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Plantas são aliadas da decoração em apartamentos




Cultivar plantas e ter um jardim bonito não é privilégio só de quem mora em casa. Sabendo escolher a planta certa, os moradores de apartamentos também podem usufruir da sensação de natureza que só o verde traz para dentro de casa.
Muita gente pensa que, se comprar uma planta, estará comprando um problema, mas isso não é verdade. O segredo para as plantas ficarem sempre bonitas é saber escolher a espécie mais adequada para cada ambiente levando em conta a ventilação e a iluminação natural do local.
Para os terraços, área vulnerável às intempéries do tempo, o recomendado são espécies como: Fícus (Ficus benjamina), Yuca (Yuca elephantipes), Buxinho Bola (Buxus sempervirens) e Dracena (Dracenae fragrans).
Já para o living, área com pouca incidência de sol, o ideal são espécies como: Licuala (Licuala grandis), Rafia (Rhapis excelsa), Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica), Yuca (Yuca elephantipes) e Pacová (Philodendron martianum).
E para manter as plantas sempre bonitas e saudáveis, o paisagista Flávio Martins Rocha, da L&L Paisagismo, ensina as seguintes dicas básicas:
• Irrigar de 2 a 3 vezes por semana, em média 1 litro, de forma bem distribuída.
• Também, é importante ao menos uma vez por semana fazer a lavagem e limpeza das folhas, usando um “borrifador” comum, que pode ser encontrado facilmente em feiras livres ou supermercados, mas, cuidado com os excessos, o mais importante é manter a terra úmida e não encharcada.
• Adubar, a cada três meses, com produto específico encontrado em lojas especializadas ou adubos orgânicos.
• Já a terra é recomendável que se troque a cada seis meses ou no mínimo uma vez por ano! O importante é verificar sempre se a drenagem do vaso está funcionando bem para não empossar água.
• Retirar regularmente as folhas secas e verificar início de pragas para que o combate possa ser feito o mais rápido possível.
• Cuidar para que os pratos sob os vasos não contenham água parada, pois a prevenção é um dos grandes combates da luta contra a dengue

Texto: Bruna Castro

Nenhum comentário: