quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Hora da compra do primeiro imóvel


Muitas pessoas sonham, por muito tempo, com a compra da casa própria. Por isso, diante de uma oportunidade tentadora, é natural que acabem agindo por impulso e fechem rapidamente o negócio.

No entanto, como em toda relação de consumo, é preciso cautela, sobretudo em casos como este, que envolve grande quantia de dinheiro.

Fugir ou não do aluguel
Você certamente já ouviu a frase: fuja do aluguel! Mas é importante ter consciência de que, como em toda regra, existem exceções.

Cada pessoa deve respeitar o seu momento financeiro e suas possibilidades, de forma a tomar a melhor decisão para o seu caso, respeitando obviamente a regra número um da saúde financeira: o planejamento.

Que tal um exemplo para descrever a situação? Em alguns momentos, pode sim ser melhor alugar um imóvel, ainda que temporariamente, até poder comprar ou financiar sua casa ou apartamento sob condições mais favoráveis.

Mesmo com condições muito vantajosas de financiamento, lembre-se que quanto menor a quantia a ser financiada, menos você irá gastar com juros.

Respeite o seu momento
Qual o seu momento? É jovem e pretende morar sozinho? Está constituindo sua própria família? Para cada caso, uma decisão diferente.

Pense bem: se você sonha com sua independência e está de olho em um apartamento pequeno, de um dormitório, pode ser mais interessante aguardar um pouco mais para entrar no financiamento de um imóvel maior, talvez de dois dormitórios, que atenda às suas necessidades futuras.

Da mesma forma, para quem constitui agora uma família, pode ser vantajoso aguardar uma oportunidade melhor de imóvel perto do trabalho ou em uma região de grande valorização, do que comprar algo em local retirado e com poucos benefícios, por conta da pequena quantia que vocês têm disponível hoje.

Evite as decisões precipitadas, por mais que esteja ansioso para conquistar sua independência financeira, ou iniciar uma vida a dois. Comprar um imóvel exige planejamento e boa dose de estratégia.

Fonte: http://www.financaspessoais.blog.br/

Nenhum comentário: